quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Tahiti - julho/2014

Ainda em Apataki e eis que chega o Plum, trazendo os queridos Enrico e Giulia...os loucos italianos de quem tanto gostamos. Com eles a festa e alegria estão garantidos. Colocamos o papo em dia e nos atualizamos sobre as tatuagens recém feitas nas Marquesas. Plum e Pajé juntos significam caça sub e muita pizza! A vida pode ser simples e boa. Curtimos algumas ancoragens e então saimos juntos rumo ao Tahiti numa velejada gostosa.

Já em Papeete começa o corre corre pra arrumar tudo que se acumulou desde Galapagos. Os meninos vao para as lojinhas náuticas e as meninas marcam encontro no Carrefour, o primeiro supermercado de verdade em muitos meses...ahhhh. Passear pelas prateleiras recheadas é um prazer, mas voltar com os carrinhos lotados pelas calçadas da cidade... isso sim é muuuito divertido. Entre uma manutenção e outra, colocamos a Furia Negra em terra e com a super motoca demos um giro pela ilha e conferimos o pico do kite – Point Venus. Com Enrico, Giulia e Tommy passamos por Teahupoo para admirar a linda e famosa onda da polinésia, sempre um presente para os olhos. Com sorte, consegui uma boa foto do Michel Bourez, fera do surf local, pela cara de feliz do sujeito dá pra entender a paixão pelo esporte, não é?

Julho é quando acontece o Heiva, festival de dança e cultura polinésia. São vários eventos pela cidade, competições esportivas (subir em coqueiros e atirar lanças em cocos, por exemplo) e apresentações de canto e dança tradicionais. É bonito ver que a apesar de toda “modernidade” a cultura polinésia segue firme. O numero de participantes nesses eventos é impressionante, assim como o numero de canoas que saem todas as tardes para o treino. Não é a toa que os caras são grandes.

Num domingão preguiçoso saímos para um mergulhinho rápido nos destroços de um pequeno avião e encerramos o dia com churrasquinho de picanha. Sim, encontramos picanha! Dica do Saravá que aqui está, antes tripulado pelo Marcello e Mari, depois o Marcelo e Maura e agora tem como capitão um outro amigo, o Andre, que não viamos desde 2004. A dupla André e Suzana ganham o título dos mais animados e seduzem a brasileirada perdida pelo Tahiti com a promessa de churrascos e feijoadas.

Enquanto escrevo, acabamos de ganhar um “vin de Bordeaux” appellation controlee. tres fantastic. Ontem ajudamos um casal que havia enroscado sua ancora num naufragio ao lado de onde estamos ancorados. Mario teve que dar alguns mergulhos para safar a ancora e corrente que, por incrível que pareca, havia lacado um cunho do barco afundado. Ele disse ao casal que não precisavam dar o vinho, que tinha sido um prazer ajudar, a melhor recompensa era que tudo havia corrido bem etc mas não teve jeito, ficamos com a garrafa.

Um ossobuco de vitela e polenta para acompanhar o vinho. Tintim.



































Um comentário:

  1. Altas fotos! Só botando água na boca né!
    Da vontade de rumar pro Pacíifico já!
    Quase pegaram a vitória do Gabriel Medina em Teahupoo!
    Boa sorte sempre!
    Luiz e Mauriane

    ResponderExcluir