sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Fakarava, Apataki e Toau, Tuamotu - junho/14

A vida segue muito boa por aqui, cenário deslumbrante, muito mergulho e uma dieta saudável a base de pamplemousse (a deliciosa toranja daqui), baguete, saucisson e cerveja Hinano. Melhor ainda com a chegada de Val, Adriana e Aninha, Leda e Max trazendo cachaças da terrinha e muita animação na bagagem. Essa viagem, aliás, entrou para o livro dos recordes como sendo a planejada com maior antecedência da história. Em 2012, cremos, a Val nos escreveu dizendo que nos encontraria, onde quer que fosse, em julho de 2014. Dito e feito, eita mulher arretada!

A recompensa por tanto planejamento veio numa semana impecavel. O clima perfeito, calor e sol durante o dia, uma brisinha gostosa pra dormir a noite, vento na medida para as velejadas, agua cristalina e mergulhos maravilhosos.

E por falar em mergulho, essa foi a atração principal da turma, que não perdia uma oportunidade de cair na agua. Max era o primeiro a entrar e último a sair, sempre. E voltava com centenas de fotos e memórias dos tantos peixes e corais. Encontrei alguém tao alucinado pelas fotos dos peixinhos quanto eu, e de volta ao Pajé nos divertíamos comparando as imagens e relembrando como é difícil tirar uma foto do “Picasso”, um danadinho, mascarado, colorido que odeia ser fotografado. Entre uma sessão de mergulho e outra, Max encontrou um tempinho para costurar, com técnicas de alpinista, o encosto de uma cadeira. Ficou show e o Pajé agradece! Contador de tantas boas histórias, só perdia mesmo pra Aninha que colocava a todos nós no chinelo quando o tema era bater-papo. Minha companheira mais assídua na cozinha, falava sobre tudo, a vida, receitas, o universo e tudo mais, e ainda estava a postos para tocar o sino avisando que o rango estava pronto.

Aninha teve seu batismo de mergulho com tubarões e tirou de letra. Demos risadas imaginando com a Adriana quando futuramente um garoto se aproximar dela tentando impressionar e ela responder: olha, eu já mergulhava com tubarões aos 10 anos de idade, e você? Segura essa, malandro.

Num desses bate-papos ao por do sol, abri meu coração, chorei, gritei, reclamei da minha frustração como cozinheira - sou péssima preparando bolos. A mulherada muito parceira e aproveitando que tínhamos a professora Leda a bordo organizou uma aula “como fazer um bolo que não exploda em apenas 10 lições”. Uma farra, cada uma com uma função – Leda na massa, Aninha palpitando a receita, Val na cobertura de chocolate, Adriana garantindo a filmagem épica e eu, tentando não atrapalhar.  Mais um sucesso!

De Fakarava a Toau, ventou bastante e as regateiras Val e Adriana curtiram uma belíssima orça folgada/través. Fomos presenteados com um bom wahoo que o Max rapidamente transformou em sashimi. Proximo destino, Apataki. Revisitamos o Motu Rua Vahine, uma ilhotinha linda de onde tínhamos boas recordações da nossa primeira viagem ao pacifico sul em 2009. Entre um passeio e outro, prestamos nossa homenagem no Tehere.

Mas o tempo passa rápido e lá se foi uma semana. Na saída da turma em Apataki, numa bobeira, um malandro local afanou o nosso telefone, dinheiro e o passaporte. Imagine só... Conseguimos recuperar o passaporte, mas nada do celular e do $, apesar de sabermos quem foi o gatuno e termos ido com a polícia na casa dele. Um atol com apenas 300 pessoas e tem que ter um bandido. Que coisa!

Os amigos se foram, ficaram a saudade e muitas recordações. Pra acalmar a ausência, nos entregamos ao kite...uhuuu! Numa paisagem de tirar o folego, agua rasinha, vendo corais passarem rapidamente por baixo da prancha. Não tem preço.  

















































































7 comentários:

  1. Como sempre um post muito aguardado, uma bellissima narrativa e maravilhosas fotos... parabens!! bons ventos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por nos acompanhar nesta viagem! Abs e bons ventos sempre! Paula

      Excluir
  2. Eeita alto astral, lugares lindos, amigos bacanas, belo texto, belas fotos, e agora ainda tem bolo! Vou voltar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita seu Pexe! Demorou!!! Volte logo que estamos com saudade. beijao pra vc

      Excluir
  3. Meu amor lindo ..... como sempre! Viajamos juntos. Sua irmãzinha. Amo vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada meu amor... pena que falta vc aqui comigo :-( Te amoooo, saudade imensa

      Excluir
  4. as fotos de vcs sempre são fantásticas é sempre possível viajar nelas, parabéns.

    ResponderExcluir