sábado, 5 de julho de 2014

Nuku Hiva a Fakarava - maio/14

Reencontramos o Lil Explorers, uma família conhecida desde Perlas. Courage e Shannon com 6 filhos com idades variando entre 15 e 2 anos. Nos tornamos grandes amigos, sempre um ajudando o outro e também fazendo passeios juntos.

Fomos a Tahuata, ilha próxima com uma ancoragem desbundante, onde o Marquesiano dono da praia, muito hospitaleiro, convidava a todos para experimentar cocos, ouriços e participar em encontros a beira da fogueira.

Lá tivemos a boa notícia que o Zuca viria nos encontrar em Nuku Hiva para velejarmos juntos até Fakarava, nas Tuamotu. Putz, já estávamos atrasados. Saímos na manhã seguinte rumo a Ua Pou juntos com o Lil Exp. Uma luz ótima e aproveitamos para tirar várias fotos dos dois barcos. É incrível, mas é difícil se ter fotos do próprio barco velejando.

Após a sessão de fotos os barcos se afastaram e pouco depois estranhamos eles mudarem repentinamente de rumo e começarem a voltar. Minutos depois, nos chamaram pelo rádio para informar que uma das crianças caíra no mar, mas já havia sido resgatada. Assim que uma das pequenas caiu a Shannon pulou no mar para ajudá-la e os demais a bordo manobraram e conseguiram recuperá-las rapidamente. Excelente marinharia deles e tremendo susto em todos nós.

Em Ua Pou a ancoragem estava lotada e tivemos que dormir fora do quebra-mar, felizmente o mar estava bem calmo. Dia seguinte saímos cedinho e ancoramos em Nuku Hiva, onde o Zuca já nos aguardava. Por sorte haveria um show na noite seguinte e pudemos aproveitar. Grande parte da população da ilha reunida numa praça e o espetáculo se iniciou com uma apresentação de dança e música tradicionais, sempre muito legal de assistir. Primeiro os guerreiros com suas exclamações, brados, caretas e coreografia. Depois as mulheres com um ritmo daqueles. Assim que começou o show da banda de rock local nos mandamos rapidinho. Com Zuca, Shannon e Courage alugamos outro carro e demos uma volta pela ilha, também desbundante. Visitamos ruinas e nos fartamos com o cenário de tirar o folego.

A Paula aproveitou e fez mais uma tatuagem, desejo que mantinha desde a última vez que estivemos nas Marquesas. Escolheu uma flor típica da polinésia envolta por motivos locais. Ficou linda no seu pezinho!

A seguir conhecemos a famosa Daniel`s bay, que serviu de base para uma caminhada até a terceira mais alta queda d’água do mundo. Caminhada no meio da mata, com muitas pedras e vegetação densa. Chegamos até um ponto de avistamento, tiramos umas fotos e voltamos. Valeu mais pela paradinha num rio com pequenas corredeiras.

Zarpamos na manhã seguinte rumo a Fakarava, novamente com ventão e marzão, quase 600 milhas pela frente. E tome pirajás, nuvens carregadas de chuva e mais vento. Nós pianinho de novo, vela rizada e mantendo o ritmo. Num amanhecer encontramos um mega pirajá, ainda bem que estávamos no segundo rizo, porque vou te falar: tinha vento, afe...

Ai o vento amainou um pouco e velejamos muito bem no primeiro rizo e com a buja. Na última noite diminuímos a velocidade, usamos apenas a vela grande rizada para chegar ao passe com luz do dia. Tudo certo, exatamente 3 dias de Nuku Hiva até aqui. O Zuca mal chegou e já saiu fazendo mergulhos no passe e snorkel nos corais próximos ao barco. Tripulante exemplar, bem humorado e bom papo, além de nos ajudar na velejada também fez sua parte com as caipirinhas e lavando louça. Aproveitou intensamente os dias aqui e voou de volta a SP, puxa, como 10 dias passam rápido.

Vou sentir falta deste monte de homens que me aliviaram da rotina de lavar a louça. Agora, fazer o que, já retomei meu posto na pia.

Reencontramos o Cris e a Eliane do Libero e colocamos o papo em dia. O Cris me deu uma grande dica sobre a bomba do gerador (eu continuava dando minhas chupadinhas diárias na mangueira), ensinou que as vezes uma lixadinha na tampa que cobre o rotor poderia resolver. Dei a tal lixadinha, coloquei um pouco de silicone e não é que a bomba voltou a funcionar normalmente? Tantas chupadinhas... poderia tê-las empregado em causas mais nobres, paciência.


O mar aqui é estupidamente cristalino e mergulhar uma experiência impressionante. Cores e corais de todo tipo, muitos peixes, arraias manta e tubarões a rodo. Estamos nos divertindo bastante mergulhando nos cabeços de coral e nos passes, tirando muitas fotos e filmes dos tubas. Mudamos de ancoragem recentemente para tentar velejar de kite, mas obvio que o vento miou todos os dias em que estivemos no lugar mais apropriado. Mas não temos pressa, uma hora chega a nossa vez. 

Aproveitem a copa, inté!


























































4 comentários:

  1. Alô amigos:
    Estou adorando a viagem de vocês !!!
    Aproveitem!!!
    Bjs,
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Olá Simone! Muito obrigado pela mensagem e por nos acompanhar.

    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Super Casal
    Tudo ai parece um quadro
    Curtam!!!
    Bjs
    jcp e sil

    ResponderExcluir
  4. Oláu e meu, marido , gostaríamos de sair por uns 7 ou 08 dias num charter . Vcs estarão fazendo charter no início de novembro de 20-4? Pra onde? Meu email dradeca@uol.com.br Abc.

    ResponderExcluir