quarta-feira, 31 de julho de 2013

Isla Linton, Portobello e Bocas del Toro - mai/13

Muitas semanas se passaram, meses até. Mas sei que ninguém sentiu falta do blog atualizado. Só a Paula. Manda quem pode, obedece quem tem juízo, logo escrevo.

Outra coisa que sei é que alguns poucos se interessam por meus sofrimentos intermináveis tentando manter a jangada razoavelmente em ordem. A novela da máquina de lavar bateu recordes de audiência, minha impressão é que algumas mulheres compartilharam a dor de seus maridos, tão comovidos ao ler a triste saga. Diversas mensagens de apoio, sugestão e chacota chegaram a nossa redação. Obrigado a todos e por favor entendam que não pude responder por estar ocupado com o dessalinizador, que continua vazando.

Nesse interim saímos de Guna Yala/San Blas. Foram praticamente dois anos por lá. Pouco tempo para aproveitar um lugar tão próximo ao paraíso. Imperdível, mas estava na hora de seguir adiante. Pudemos observar a rápida mudança que o lugar e sociedade Guna estão passando. A abertura de uma estrada até Panama City acelerou o processo. Agora todos os finais de semana trazem centenas de turistas que transbordam pelas ilhas, ainda sem estrutura adequada. É a velha história, todos tem o direito de aproveitar: os turistas a beleza e, os Gunas, a oportunidade de aumentar sua riqueza. A questão é como fazer isto de maneira sustentável e sem agredir a natureza e cultura nativa. Vamos ver...

A caminho de Puerto Lindo, o selo mecânico começou a vazar. Tivemos que parar numa marina por uns dias pra resolver. Em seguida chegaram Deby e Lucio em uma rápida escapada romântica. Alem do prazer de rever velhos (o Lucio, a Deby é um piteuzinho) amigos, conhecemos melhor a região. Uma mata verde intensa, água limpa e praias lindas.

Fizemos um pequeno cruzeiro até Porto Belo, curtimos muito uma ancoragem chamada Playa Blanca e um passeio de bote num mangue desbundante. Um braço de mar que avança pela mata, a água estupidamente cristalina e rasa. Show!

Sozinhos novamente fomos a Bocas del Toro, uma região no extremo oeste do Panamá, já na fronteira com a Costa Rica. Lindo também. Uma geografia e natureza muito diferentes de San Blas. Muitas ilhas, baias, rios e mangues. O lugar é famoso também pelas excelentes ondas durante o inverno.

Num belo dia aparece no barco o Lyo, brasileiro que está morando por lá. Figuraça e super atencioso nos convidou pra almoçar na casa dele, um pequeno paraíso em frente ao mar. Seguiram-se inúmeros almoços, - um deles com o Zanella do Guga Buy e amigos - jantares e encontros durante todo o período que estivemos por lá. Muito papo furado, cachacinhas e jogos de tranca. Faltou a outra Paula, a amada do Lyo que vai chegar do Brasil a qualquer momento. A revanche da tranca está marcada pra as Islas Perlas.

E pra fechar com chave de ouro a estada em Bocas tivemos um sessão de mergulho com os Maltas (Mario e Letícia) e os Rodrigues (Rodrigo, Raquel e Felipe), grandes apreciadores do mar e natureza. Aliás, os MMs e RRs tiveram um pouco de pena da Letícia e da Paula, que não tem nomes tão combinandinhos como os nossos – Mario Malta, Mario Maia, Raquel e Rodrigo Rodrigues. Jovens e bem sucedidos empreendedores, a cara do Brasil que está dando certo. 

Destaque pro Felipe, garoto impressionantemente educado e gentil: bom dia tia, dormiu bem? Ou - Felipe, dormiu bem? Bom dia tio, sim, dormi muito bem, obrigado. E vc? E tudo com uma calma, doçura que a gente se deliciava ao conversar com ele. Quando penso no meu monstrinho...

Passamos bons momentos ancorados em Cayo Zapatilla e Cayo Coral e fizemos muitas incursões em busca dos peixotos. Aos finais de tarde dávamos risadas com o exímio contador de causos Rodrigo, histórias que se tornavam ainda mais saborosas acompanhadas pela cachaça especialíssima que ele trouxe.

A volta a Porto Belo foi marcada por uma noite recheada de raios, que meda. Tivemos meda também dos congestionamentos cada vez mais terríveis em SP, onde passamos vinte dias antes de retornar ao barco. Mas valeu estar no Brasil nesse fabuloso momento das manifestações. Coisa linda!

Próximo capitulo – Canal do Panamá e Oceano Pacifico.





















































Um comentário: