quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Canal do Panamá e Islas Perlas - jul/13



A volta ao Panamá teve a animada companhia do Alex em suas férias de julho. Machucado, ele não pode vir nas férias de verão, mas agora o mês prometia: começaríamos com o transito do canal do Panamá!

Antes tivemos alguns dias em Porto Lindo/Isla Linton e Isla Grande para prepararmos o barco, passear nos manguezais e esquiar. O Ali esquiava próximo a praia da Isla Linton e alguns amistosos macacos acompanhavam correndo pela praia. Também foi bom assistir a vitória do Brasil sobre a Espanha ao lado de amigos espanhóis e brasileiros.

O Alex Ufer e o Sergio, companheiros de navegada há muito vieram do Brasil especialmente para nos acompanhar no Canal. O transito é sempre impressionante e a companhia do filhotudo e amigões tornou tudo ainda mais emocionante. Obviamente tivemos aqueles imprevistos de última hora, o canal mudou a data na véspera e tivemos que improvisar um tripulante aos 45 do segundo tempo. O Cristiano, italiano brasileiro que também está circulando por ai em seu veleiro com a Eliane nos salvou quando um dos tripulantes furou poucas horas antes do encontro com o piloto do canal. Aproveitamos o dia parados na marina para fazer uma longa caminhada até o Forte San Lorenzo, na foz do rio Chagres. Além das ruínas, macacos por todo o lado na floresta durante o caminho.

Apuros a parte, a passagem ocorreu de maneira impecável e todos aproveitaram muito. Eu fiquei meio na roubada, pois acabamos ficando no meio de dois outros catamarãs e tive que caprichar na pontaria e no controle pra ninguém esbarrar nas laterais. Tivemos a confirmação que estava justo demais mesmo no dia seguinte, quando os pilotos não uniram os três cats novamente.

A entrada no Oceano Pacifico foi celebrada com muitos brindes e os devidos tchibums em La Playita, vazia nesta época. Entre fevereiro e abril geralmente está lotada de veleiros prestes a cruzar o Pacifico.

Depois de algumas lautas refeições em terra nossos amigos partiram. Curtimos um cineminha e fomos com o Ali para as Islas Perlas. Muitas, muitas baleias e golfinhos.

Em nossa primeira noite ancorados estávamos jantando e ouvimos um borrifo e lá estava uma jubarte passeando ao nosso lado. Todos os outros dias avistamos baleias e golfinhos. Grande parte das baleias está acompanhada dos seus filhotes.

A variação da maré aqui é bem grande e as praias ficam gigantes e depois desaparecem. Além de muitas sessões de wakeboard o Ali também arpoou seu primeiro peixinho. E, pasmem, não jogamos futebol desta vez!

O filhão voltou para SP e nós voltamos a rotina de cuidar do barco. Sabem aquele dessalinizador? Então, uma das membranas não parava de vazar, apesar de ter tentado tudo. Entreguei os pontos e enviei ao fabricante ($$$) e voltou sem vazamento. Nem preciso dizer que a membrana que ficou, a que estava boa, começou a vazar antes mesmo da outra voltar do conserto.

Ou seja, continuamos com um vazamento no dessalinizador. Na realidade, dois, já que a válvula que regula a pressão também começou a pingar em cima da bomba de baixa pressão.

Mas não há de ser nada. Nos intervalos, como agora, viemos para as Islas Perlas com suas praias lindas, aguas transparentes e nossas amiguinhas baleias por todo o lado. Vou tentar espetar uns peixinhos, pois a Paula está humilhando com a pesca de corrico. Basta levantarmos ancora e lá vai a linha pra agua. E lá vem peixe bom. Pronto, fiquei obsoleto mesmo!
























 






 


























2 comentários:

  1. Lindo o vídeo mais uma das atribuições da minha prima. Adorei....

    ResponderExcluir
  2. Cara como é bom poder ler todas as suas mazelas. rsrsrsrsrsr Sinto muita falta de tudo isso.... Beijos

    ResponderExcluir