quarta-feira, 18 de março de 2009

A mãe do mel em Kuna Yala… uma segunda versão - fevereiro/2008

Como o Mario perde o amigo, perde a mulher, perde a sogra (isso até que ele gosta), mas não perde a piada, digamos que a versão sobre a viagem da dona Iraci não é de todo verdadeira.

Como filha tenho a obrigação de esclarecer os fatos.


A viagem da nossa adorável baixinha quase Kuna começou bem antes de pisar no avião. Saudade de quem não se encontra há mais de um ano e o friozinho na barriga da primeira viagem sozinha, fez com que o coração da pequena batesse mais rápido. Quem sofreu foram as funcionárias da Copa Airlines, pra quem dona Iraci telefonava a cada 5 minutos... "só pra tirar mais uma duvidazinha".


Mas o dia D chegou e lá estava eu no aeroporto de Panamá City esperando a mami. Nó na garganta, muita emoção e nenhuma surpresa... dona Iraci já era amiga íntima de meio avião. E super marinheira, trouxe uma bagagem bem pequenininha e acertou na mosca em todas as nossas infinitas encomendas: armas de mergulho, arpões, DVD, leite de coco, cachaça, azeite de dendê... itens essenciais para um brasileiro sobreviver longe de casa.


Na cidade grande tivemos uma vida corrida, compras de supermercado (já que as opções em Kuna Yala são bem restritas), visita ao Canal do Panamá e a ansiedade pela lista de espera para o vôo Panamá/Corazon de Jesus que nos traria as águas claras de San Blas.

Chegamos num dia ensolarado e com a companhia de todos os santos que dona Iraci evocou durante o vôo do minúsculo avião. Verdade seja dita, a bichinha esqueceu mesmo a mala de mão e foi uma epopéia resgatá-la.

Kuna Yala nos esperava e partimos para nossa primeira ancoragem em território Kuna – Holandes Cays, onde logo apresentamos nossos cantinhos preferidos – swimming pool e Barbecue Island , Banedup e Caobos Cay. Dona Iraci teve sua primeira aula de mergulho e de cara já foi apresentada a uma barracuda, gastou seu espanhol e desfilou sua coleção de biquínis (afinal, eu tenho a quem puxar!).


Nos divertimos muito curtindo um solzinho durante o dia, nos jantares com Gretchen, Frank e Loki (a paixão da dona Iraci), organizando juntas a festa de aniversário do Ali. Duro mesmo era segurar as "duas" crianças que tínhamos a bordo... Ali correndo de um lado, dona Iraci do outro e ambos se comunicando pelo walkie-talkie de brinquedo... Eraci, Eraci, aqui é Alex câmbio! OK Alex, Iraci na escuta!

Mas as aulas já estavam pra começar e nosso amado burugunduzinho foi embora, deixando pra trás um barco bem mais vazio e sem graça. Dona Iraci foi minha fiel escudeira durante a semana que estivemos sozinhas. Com minha tripulante de plantão fomos a Green Island, continuamos nossa rotina de praia de águas cristalinas, dona Iraci se esbaldou com as descobertas dos vários tipos de conchinhas e seres marinhos, pescamos com escorredor de macarrão (tentamos, pelo menos) e ganhamos um delicioso jantar com sushis e sashimis dos sempre presentes amigos do Infinity. Super parceira, mami era minha companhia constante na atividade de subir e descer o bote, nas inúmeras partidas de tranca e na sessão de cinema de Prison Break.



E como tudo o que é bom pode ficar melhor, super Mario voltou, aproveitamos o vento perfeito de Green Island pra colocar a velejada de kite em dia. Mario treinando seus saltos e eu comemorando meu primeiro toe side.


Seguimos então para Coco Bandero e dona Iraci confirmou seu voto de praia mais bonita de Kuna Yala. Demos um giro pelas ilhas, tiramos milhares de fotos e a baixinha enfim realizou seu mergulho de batismo. Filhota de um lado, genro de outro e lá se foi a corajosa Iraci. Parabéns mãezinha!



Foram pouco mais de 20 dias deliciosos, dona Iraci nos cobriu de presentes e carinho. Mas infelizmente o tempo voa e logo seguimos para Narganá, sinal de que as férias da mami estavam por terminar. Abraço apertado, silêncio que diz tudo e um último aceno enquanto o pequeno avião decolava.

Obrigada mãezinha, te amo e nos vemos em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário