sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Tsunami e Beveridge Reef - outubro/09


Exibir mapa ampliado

Beveridge reef é uma das mais remotas e inóspitas ancoragens do Pacifico, tao perdida que nao aparece nem no Google maps. Um banco de corais a flor d’água, quase circular, com um único passe para dentro do lagoon. Uma lagoa no meio do oceano, já que o coral, apesar de semi-submerso, quebra a força das ondas, proporcionando uma ancoragem relativamente confortável. Mas antes de chegar lá novas e fortes emoções nos aguardavam...

Desancoramos ao final do dia em Aitutaki e fomos dormir boiando ao largo da ilha, esperando o Beduína para seguirmos viagem juntos na manhã seguinte. O Matajusi já zarpara.

As 450 milhas até o reef foram percorridas no maior sossego, com mar calmo e vento fraco, o que nos levou a motorar para chegarmos ao passe num horário adequado. Pela manhã, prestes a entrar no lagoon recebemos uma ligação no Iridium (telefone via satélite) do Marcello e Mariana, do Saravá. Eles e o Bicho Vermelho tinham acabado de passar por um tsunami em Tonga. Como sabiam dos nossos planos de ir a Beveridge reef resolveram nos avisar. Tremenda presença de espírito de Bel, Bob, Mariana e Marcello. Afinal, havia a possibilidade de uma grande onda se criar ao encontrar as águas rasas do recife.

Bom, dá pra imaginar o que foram as horas seguintes... Chamamos pelo radio VHF o Canela e Matajusi que já estavam com outros veleiros dentro do lagoon. Enquanto esses barcos preparavam-se para abandonar o local iniciou-se uma frenética busca por maiores informações via radio SSB, pois a essa altura pouco se sabia. Aos poucos fomos entendendo melhor a situação: um forte abalo submarino (8.3 na escala Richter) havia ocorrido a apenas 350 milhas de onde estávamos. O tsunami resultante causou grandes danos em Samoa e atingiu também diversas outras ilhas. Alertas foram emitidos para todo o Pacífico. Quando recebemos a ligação a onda já tinha passado por nós. Os tsunamis se movimentam a uma velocidade espantosa, 500 milhas por hora, velocidade de um avião comercial a jato.

Por estarmos em águas muito profundas não sentimos nenhum efeito. O mesmo para os barcos que estavam dentro do recife, apesar de estarem em águas rasas. Já Bicho e Saravá sentiram os efeitos da violenta variação da maré. Mas todos os barcos brasileiros por aqui saíram ilesos, ainda bem. No blog do Maracatu tem o relato da Bel para quem quiser ler mais a respeito.

Mas essas coisas sempre acabam tendo um momento cômico: enquanto esta historia toda se desenrolava, ficamos ao largo do recife, pois queríamos muito conhecê-lo, mas não nos sentíamos seguros sob a ameaça de maremoto. Todos os barcos saíram de lá e foram pra Niue, exceto Matajusi e Pajé, ainda indecisos. Nessa dúvida toda de fica-não-fica falávamos constantemente pelo radio com o Hugo, ainda a caminho. Homem decidido que só, numa dessas ele solta a pérola: “por que se eu for aí, não quero nem saber, não vou esperar não, vou entrar, ancorar e pronto”. Macho!
Pouco tempo depois o alerta foi cancelado e ancoramos os três, com o impensável Beveridge reef só para nós. Valeu, o lugar é realmente único. 360 graus à volta aquele marzão quebrando, espuma pra todo lado e você ali, ancoradinho naquela piscina. A água é estupidamente clara e fomos mergulhar, claro.

Visitamos um barco pesqueiro naufragado recentemente e fomos procurar algo pro jantar. Um tubarãozinho galha branca deu bobeira e virou moqueca nas mãos hábeis de Gislayne. Tenho tentado provocar uma rivalidade culinária entre a Paula e a Gi. Apesar de não muito correto (podem me acusar de torpe), nesse caso creio que os fins justificam os meios: pratos cada vez mais elaborados e deliciosos.
Tsunami e tubarão na bagagem, levantamos ancoras rumo a Niue, Beduína e Pajé levando consigo as poderosas Paulinha Tsunami e Gigi Furacão, duas forças da natureza. Se não der certo o restaurante, vamos de grupo de axé mesmo...

5 comentários:

  1. ÔÔÔÔ...vidinha....
    bjs dos Zurettas

    ResponderExcluir
  2. Que maximo... esperem por nos no proximo ano! bjs

    ResponderExcluir
  3. Meus amores que Meda!!!

    Vocês são incríveis até na Tsunami! Nós que estamos bem longe, estavamos em pânico e os meus queridos ainda fazendo piadas. Realmente vocês são incríveis, por isto que eu amo o Cunha Delícia e a minha "Linda", querida, amada e idolatrada irmã. Te Amo queridona!!! Agora Cunha, Paula Tsunami eu amei....

    Beijos se cuidem!!!!!
    Te Amo Querida e muitas, muitas saudades....
    Sua Irmazinha.

    ResponderExcluir
  4. Que BOMMMM que ta tudo bem meus lindos!!! Fiquei mesmo preocupada pois escrevi um mail para vc marilda e vc não respondia.....
    Fico feliz que isso tudo foi mais uma aventura na deliciosa vida de vocês.

    Muito amor e muitas saudades
    Marilda

    ResponderExcluir
  5. Que loucura ! Mas a cada dia, as aventuras são cada vez mais impressionantes...

    Se cuidem, boa sorte

    Bjs e Abs

    Bauke

    ResponderExcluir