domingo, 18 de outubro de 2009

Niue - outubro/09


Exibir mapa ampliado

Niue, a 120 milhas de Beveridge reef, é uma ilha formada inteiramente por coral. Seu ponto mais alto não passa de 100 metros. Não possui rios ou lagos e toda chuva é rapidamente filtrada pelo solo poroso até o mar, que permanece transparente e cristalino. Apesar disso, seus 269 km2 são recobertos por abundante vegetação. Menos de 1600 pessoas habitam a ilha, que é um país independente, mas com fortes conexões com a Nova Zelândia.

Usamos uma poita colocada a mais de 30 metros de profundidade. Do convés podíamos ver o fundo, poita, corais e peixes! Dentro da água a visibilidade ultrapassava facilmente os 50 metros. Descer pelo cabo até a poita logo se tornou um dos passatempos preferidos. Ter fôlego foi uma vitória, mas o difícil foi vencer a pressão, os pulmões ficam tão espremidos que a gente quase não consegue achar ar para fazer a compensação.


Baleias comumente passeiam pela ancoragem. Certa noite uma mãe e seu filhote passaram tão perto que nos molharam com seus borrifos. Juro! Podem perguntar pro pessoal do Beduína que estava bem ao lado.

Como não existem ancoragens abrigadas em Niue o desembarque é feito em um píer de concreto. Um guindaste retira o bote da água, numa manobra no mínimo emocionante, principalmente se o swell está um pouquinho maior. Aí também fica ruim para dormir, mas por sorte só tivemos algumas horas nessas condições. A maior parte do tempo foi um sossego.


Havia uns 14 veleiros por lá e todos marcaram presença no trimaran Migration para o aniversario do Bruce, que foi homenageado com uma canção composta especialmente para a ocasião e cantada em coro pelos presentes, muito bacana. Comida, bebida, música e conversa. Viva os barcos espaçosos.


Alugamos um carro com nossos vizinhos, dessa vez demos sorte, pois apesar de termos pago por outro ultraextrahipermini compacto a moça foi super simpática e nos cedeu uma van enorme, super espaçosa. Claro que eu e Hugo aproveitamos a oportunidade e dissemos as nossas amadas que o importante era o conforto delas e nem dávamos bola para dinheiro...


Em terra, as atrações de Niue são as imensas cavernas submarinas e a beira-mar, os incríveis penhascos e as maravilhosas piscinas naturais entre as formações coralíneas. As fotos da Paula contam melhor.

Em breve, mais blábláblá e fotos direto do Reino de Tonga.


7 comentários:

  1. Do Brasil para Nuie (ou vcs já foram para Tonga?)
    Caramba, sou irmã do Hugo/Beduína e fiquei super-feliz com esse blog já que pude ter notícias deles.
    E, lógico, adorei as fotos. O lugar é simplesmente MARAVILHOSO.
    Se puderem, mandem beijos aos meus queridos Hugo, Gi e Talita.
    E bons ventos para vocês!!!!!!
    Ana Claudia + 4

    ResponderExcluir
  2. Maravilha de Blog.... já sou cativo aqui! Quero convidá-los para quando vier ao Brasil e a Amazônia..... conhecerem as praias de agua doce do Rio Tapajos... simplesmente um sonho!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, pelo blog, viver a vida é um sonho, partilhar é nobre.
    Bons ventos.
    Se possível, me ensine como formar uma poita num recife?

    ResponderExcluir
  4. Paulinha , estou viciada no blog .... quanta emoção os lugares são simplismente o máximo, adorooo saber de vcs!!!
    bjossss

    ResponderExcluir
  5. Paulinha , estou viciada no blog .... quanta emoção os lugares são simplismente o máximo, adorooo saber de vcs!!!
    bjossss

    ResponderExcluir
  6. Ola,Fantastico esse lugar, e as fotos de muito bom gosto, parabens e continuamos acompanhando suas aventuras
    abraços ao casal
    Durval e Silvana

    ResponderExcluir
  7. Meus amigos do Pajé... seria possível apresentar a embarcação de vocês para nós? Gostaria de conhecer melhor como é viver num veleiro. Sem querer ser abusado claro! rsrsrs

    ResponderExcluir