sábado, 21 de abril de 2012

Kuna Yala - abr/12

Mais um boletim da maravilhosa Kuna Yala que, dizem os rumores, passará a se chamar Guna Yala. A discussão toda é porque a língua kuna não é escrita e, na medida em que se está tentando escrever a mesma, começaram as intermináveis questões de como representar graficamente alguns dos fonemas.

O que não se discute é o que o lugar continua lindo, todos os dias. O tempo andou um pouco estranho, tivemos muito vento e dias nublados, paciência. Por incrível que pareça temos andado preguiçosos e nada de velejar de kite. Em compensação sempre que podemos caímos na água atrás de uns peixotos.

A Paula esmera-se cada vez mais na culinária com resultados altamente positivos. Lindos casos de amor têm sido alimentados pela cozinha do Pajé.

Entre os que sofrerem um regime de engorda recentemente estavam o Rogério e a Cris, que vieram passar a lua de mel conosco. Duas figuras impagáveis. A Cris, gaúcha e um “galetinho” em sua própria definição, tem como grande passatempo e diversão provocar o Rogério, acusando-o de ser gurizinho criado em apartamento etc.

O Rogério, baterista que atua como engenheiro nas horas vagas, reagia a tudo de maneira olímpica: escutando muito rock, apreciando as lautas refeições de Ana Paula, me ajudando com os gorozinhos e recuperando-se em prazerosas siestas. Creio que timonear o Pajé numa velejada a 10 nós também deve ter ajudado... Os melhores momentos eram sempre brindados com pérolas como “se fui pobre nem me lembro”. Hilário.

Nos intervalos foram disputadas acirradas partidas de tranca e, pasmem, os meninos arrasaram as meninas. Algo inédito neste barco onde as mulheres reinam supremas em todas instâncias. Sou sabedor, submisso e temente. Sempre procuro cumprir minhas obrigações domésticas calado e olhando pra baixo.

O Rogério, sensibilizado pela situação, me passou boas músicas e prometeu enviar umas cachaças extras para que eu possa melhor suportar a exploração doméstica e sexual a qual venho sendo constantemente submetido. A infatigável Paula Maia acaba comigo!

Mas agora tenho lavado louça ao som de Bachman Turner Overdrive a todo volume. Obrigado Rogério e Cris, voltem sempre!



foto: Rogério

















foto: Rogerio

Outro grande caso de amor envolveu muitas pessoas e sexo não convencional. Não poderei revelar os detalhes mais sórdidos, infelizmente. Dizem que para bom entendedor meia palavra basta, então vamos lá:

Como aqui venta muito, recebemos uma turma de velejadores (sic) de kite. Por ordem alfabética, para não magoar os egos, Flavio, Joao, Ramon, Silvio e Wilson também vieram passar um período romântico, digo, velejar de kite no Pajé. Faltou o Waltao, que devido ao tórrido romance com seu proctologista ficou em SP.

Como tinha ventado tudo que era possível enquanto o Rogério e Cris estavam aqui, rolou a maior calmaria que se tem notícia na história de Kuna Yala. O anemômetro chegou a registrar 0 kts, coisa que não vi nem na Ilha da Cotia em Paraty.

E já que não tinha vento, a saída foi comer, tomar umas e outras, dormir, mergulhar muito e, para o deleite da Paula, fofocar a respeito de tudo. Gente, esses homens estão mesmo mudados...

Mantiveram a pose na medida do possível, recusando-se aparentemente a dormir juntos nas mesmas cabines (pobre Flavio, que passou todas as noites no trampolim), mas percebemos que na calada da noite havia uma frenética movimentação entre os quartos.

Justiça seja feita, os caras fizeram bonito nos mergulhos, na esquiada e, claro, detonando as inúmeras garrafas e os requintados acepipes de Dona Paula. Adaptando a frase recém-aprendida, Ramon saiu-se com outra pérola: “se sou pobre nem me lembre”...

Agora temos um período de manutenção pesado pela frente: o reversor do motor de boreste quebrou, o gerador quebrou, a luz de tope soltou, temos que receber e instalar a nova vela grande e o novo bote, tentar receber a peça do guincho, consertar o termostato da geladeira etc etc. Tanta coisa que paro por aqui, senão, não vai dar tempo de arrumar tudo!
foto: Joao Bahia

foto: Joao Bahia
















foto: Flavio Salzano